segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Portinari no Theatro Municipal do Rio-Painéis ‘Guerra e Paz’ voltam ao Brasil para exposição e restauro

. Os painéis "Guerra e Paz", de Candido Portinari, estão de volta ao Brasil, depois de 53 anos em exposição na sede da ONU, em Nova Iorque. Milton Nascimento vai apresentar nesta terça-feira (21) duas composições inéditas sobre as obras na inauguração da exposição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.No evento também será exibido um filme, dirigido por Carla Camurati, apresentando a vida de Portinari e o histórico dos painéis. Ainda vai ser apresentada uma projeção multimídia destacando os estudos preparatórios criados por Portinari no período 1952-1955 para "Guerra e Paz", filmes e fotografias de época. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Juca Ferreira estarão presentes.
Toda a programação será conduzida pela atriz Fernanda Montenegro, que vai falar sobre a vida de Portinari e também ler trechos de poemas e pensamentos de Portinari, além de poemas e textos de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Dinah Silveira de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado e do escritor português José Cardoso Pires.
Resultado de mais de três anos de empenho do Projeto Portinari com o Governo Federal, com a ONU e com empresas estatais e privadas, os painéis voltam ao mesmo local no qual, há mais de meio século, foi apresentado ao público.
"Guerra e Paz" vão ficar expostos para visitação do público no Rio durante uma semana, com entrada franca. Para adequar a exposição das obras à logística e à dinâmica de um teatro, a direção do Theatro Municipal programou, a partir desta quarta-feira (22), seis sessões diárias para visitação dos painéis, que serão montados no palco.
Depois da exposição no Theatro Municipal, os painéis serão levados para o Palácio Gustavo Capanema, onde serão restaurados em ateliê aberto ao público de janeiro a maio de 2011. Uma vez restaurados os trabalhos, o Projeto Portinari planeja expor na Oca, em São Paulo, em julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,pois é sem censura.