quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Biblioteca Nacional-200 anos-Mostra reúne mais de 200 peças


O aniversário da Biblioteca Nacional será comemorado com uma exposição histórica, com a reconstituição dos 200 anos da Biblioteca Nacional. O acervo de UMA DEFESA DO INFINITO contou com a curadoria do escritor Marco Lucchesi e reúne 200 peças originais que recontam a trajetória do local desde 1808, com a chegada da corte portuguesa ao país, até os dias de hoje.

Entre livros, manuscritos, periódicos, pinturas e partituras musicais, os visitantes poderão conhecer alguns dos destaques selecionados das mais de nove milhões de obras que a biblioteca abriga. Do total, cerca de 60 mil peças foram trazidas de Portugal junto com a família real e constituem um rico arquivo histórico sobre o país.

Na mostra entraram artigos como a Bíblia de Mogúncia (de 1462); um Livro de Horas (orações) da Idade Média com pinturas a ouro; a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões; A Menina do Narizinho Arrebitado (de 1920), de Monteiro Lobato; edições de periódicos como a revista Tico Tico e O Pasquim; e manuscritos de grandes autores da literatura nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,pois é sem censura.